segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Fundação Amazonas Sustentável (FAS) e Samsung inauguram complexo educativo em comunidade no Amazonas, em parceria com o Governo do Estado


Empresa coreana investiu na construção de instalações e equipou com produtos de última geração o Núcleo de Conservação e Sustentabilidade (NCS) do Rio Negro, que será o quinto complexo com educação adequada à realidade local.

A Fundação Amazonas Sustentável (FAS) e a Samsung acabam de inaugurar, o Núcleo de Conservação e Sustentabilidade (NCS) da Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Negro. Este Núcleo funcionará em parceria com a Secretaria de Educação Estadual (SEDUC). Localizado na comunidade Três Unidos, o Núcleo fica a 60 km da capital Manaus e atenderá alunos de 15 comunidades à margem esquerda do Rio Negro.

A iniciativa trará para a comunidade um centro de educação diferenciado, com o objetivo de gerar conhecimento para a melhoria da qualidade de vida nas Unidades de Conservação (UCs) do Estado do Amazonas. Com essa inauguração, a FAS passa a ter cinco Núcleos, chegando a mais de 40 comunidades do Amazonas atendidas por uma educação formal para mais de 300 alunos, além do conteúdo curricular diferenciado e cursos complementares com apoio de parceiros, como a Samsung, que, além da construção do Núcleo, também será parceira na manutenção das atividades. A companhia doou mais de setenta produtos para o projeto, entre eles equipamentos de informática, televisores, refrigeradores, câmeras digitais e aparelhos celulares.

 “Com este núcleo, teremos um conteúdo curricular diferenciado, voltado para a realidade das comunidades do Rio Negro. Assim, a educação oferecerá as bases para a formação teórica e prática orientada para o manejo e a conservação da floresta, dos rios, lagos e igarapés.” afirma Virgílio Viana, superintendente geral da FAS.

Entre as atividades do Núcleo estarão cursos e oficinas que promovem o conhecimento tradicional sobre a floresta, roças, pesca e agroecologia, além de educação nos ensinos fundamental e médio. Para isso, o complexo será composto por uma escola com seis salas de aula, uma casa para os professores, além de um alojamento para os alunos. Ainda fazem parte um refeitório, um posto de saúde e um laboratório digital, todos equipados com produtos Samsung.

Segundo Benjamim Sicsú, Vice-Presidente de Novos Negócios para América Latina, “para a Samsung, este Núcleo representa uma renovação do compromisso da empresa com a Amazônia e com o país. Os investimentos em ações sociais voltadas à educação são um forte pilar da Samsung globalmente”.

Com o atendimento a essas 15 comunidades da região da margem esquerda do Rio Negro, o Núcleo atenderá estudantes do ensino fundamental e médio, professores da rede pública, lideranças comunitárias, trabalhadores e profissionais da saúde, agentes ambientais, entre outros. A área de abrangência do atendimento será de quase 100 km ao longo do Rio Negro.


Proposta educacional dos Núcleos de Conservação e Sustentabilidade

Os outros quatro Núcleos da Fundação estão localizados nas Reservas de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Juma, Uatumã, Rio Negro e Mamirauá. Estes Núcleos são fruto de uma parceria com o Bradesco e promovem a conservação ambiental e o uso sustentável dos recursos naturais por meio dos potenciais naturais e socioculturais de cada região. Os NCS´s são parte dos programas de apoio do Bolsa Floresta, maior programa de pagamento por serviços ambientais do mundo em extensão, atingindo 572 comunidades em uma área de 10 milhões de hectares de floresta. Até o segundo semestre de 2011, já beneficiou mais de sete mil famílias, totalizando mais de 34 mil pessoas. Dessa forma, os Núcleos de Conservação e Sustentabilidade surgiram como um componente estratégico para apoiar a implementação do Bolsa Floresta e servirem como polos aglutinadores das ações da FAS nas UCs.

Entre os principais resultados obtidos até hoje estão os cursos oferecidos alinhados aos objetivos da FAS de gerar renda através de atividades que conservam a floresta em pé e promovem uma melhor qualidade de vida para os atendidos. Alguns exemplos são: manejo florestal comunitário, coleta de sementes nativas, turismo de base comunitária, gastronomia, nutrição e aproveitamento de alimentos, empreendedorismo comunitário, práticas de viveiro, criação de pequenos animais, combate à malária, entre muitos outros temas.

Na reserva do Juma, apenas 8 pessoas, de um total de 400 famílias, tinham ensino fundamental completo antes do início do programa. Até o ano que vem, este número aumentará em 40 alunos. Por isso a FAS pretende expandir esse programa e em 2012 vai inaugurar mais dois Núcleos.

Sobre a Fundação Amazonas Sustentável (FAS)
A Fundação Amazonas Sustentável (FAS) é uma instituição sem fins lucrativos, não- governamental e sem vínculos político-partidários, fundada no dia 20 de dezembro de 2007, por meio de uma parceria entre o Governo do Estado do Amazonas e o Banco Bradesco. A missão da FAS é promover o envolvimento sustentável, a conservação ambiental e a melhoria da qualidade de vida das comunidades residentes nas Unidades de Conservação (UCs) do Estado do Amazonas, em uma área de mais de 10 milhões de hectares, por meio da valorização dos serviços e produtos ambientais. A FAS tem como prioridade implementar o Programa Bolsa Floresta (PBF), que é o primeiro projeto do Brasil certificado internacionalmente para recompensar as populações tradicionais pela manutenção dos serviços ambientais prestados pelas florestas. Mais informações pelo site da FAS e nas redes sociais Facebook  e Twitter.

Sobre a Samsung no Brasil
Presente no país desde 1986, a Samsung Eletrônica da Amazônia Ltda. é uma das principais fabricantes de produtos eletroeletrônicos e está entre os líderes do mercado nacional de televisores de LCD e LED, e multifuncionais a laser.

Com dois complexos industriais, localizados em Manaus e Campinas, atua nas seguintes áreas: aparelhos celulares, smartphones, tablets, áudio e vídeo (TV, DVD e Blu-ray player, home Theater, receivers, mini systems, filmadoras e câmeras digitais), linha branca (refrigeradores, lavadoras e secadoras de roupa, condicionadores e purificadores de ar), monitores (monitores para informática e monitores profissionais), computadores portáteis (netbooks e notebooks), soluções de impressão (impressoras e multifuncionais), discos rígidos – internos, externos e portáteis – e discos ópticos.

No Brasil, a Samsung é pioneira na fabricação local de tablets, TVs com tecnologia LED e 3D, e na oferta de aparelhos com acesso a conteúdo da Internet. Além de ter sido a primeira a produzir modelos de TV e celular com conversor embutido, prontos para receber o sinal digital. Há mais de dez anos produzindo localmente monitores e, há sete anos celulares, a empresa tem também em Campinas a sua primeira unidade fabril do segmento de impressoras e multifuncionais localizada fora da Ásia.

A performance da Samsung em 2010 e seu constante crescimento renderam à companhia o prêmio de melhor empresa no setor de eletroeletrônico na edição 2011 de “Melhores e Maiores ” pela revista Exame.  Comprometida mundialmente com o esporte, é patrocinadora oficial dos Jogos Olímpicos (inverno e verão) até 2016.

Mais informações à imprensa:

www.lead.com.br - Assessoria de Imprensa FAS - (11) 3168-1412
Luiz Soares - Ramal 18 - (11) 8752-4637 - luiz@lead.com.br
Danyella Ferreira - Ramal 29 - (11) 7701-0449 - danyellla@lead.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário