quinta-feira, 24 de novembro de 2011

O Projeto SAVE da Meliá Hotels International se consolida como uma resposta rentável e competitiva de seu compromisso ambiental



A Companhia obteve uma economia de custo energético acumulados de 3 milhões de euros

A Meliá Hotels International, companhia hoteleira líder na Espanha, colocou em marcha há seis anos uma iniciativa pioneira de economia e eficiência energética para reduzir o impacto ambiental de sua atividade. Hoje em dia, a consolidação do “Projeto SAVE”, com 200 hotéis acolhidos pelo mesmo, (incluindo os 14 hotéis no Brasil), confirma a aposta de futuro da Companhia como empresa responsável e sustentável, além de destacar o retorno de uma gestão eficaz dos destinos.
O principal objetivo do Projeto SAVE é reduzir o consumo energético e a emissão de gases contaminantes na atmosfera, tendo sido integrado em 2007 no Plano Estratégico da Companhia, no marco de seu compromisso com o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável. Para isto, suas principais linhas de trabalho são a gestão, supervisão e controle da demanda energética, a padronização de sistemas e produtos eficientes, a sensibilização dos empregados da Companhia e o estudo de viabilidade dos investimentos relacionados com a economia energética.
O conjunto de atuações implantadas através do Projeto SAVE permitiu à Meliá Hotels International reduções anuais de 3,7% de quilogramas de CO2 por estada e de 7,7% de metros cúbicos de consumo de água por estada no período 2007 – 2010, em relação ao período 2004 – 2006, e que em conjunto permitiram obter uma economia acumulada de 3 milhões de euros.


Supervisão de consumo


Os hotéis da Companhia integrados na rede do SAVE possuem um histórico preciso e atualizado de seus consumos de energia e água, com o intuito de poder validar com rigor as melhoras obtidas uma vez aplicadas às medidas de economia, eliminando os desvios procedentes de mudanças climáticas e ocupação.
Estas economias quantificam em termos de custo, de consumo e de emissões de CO2, permitindo assim uma análise de sustentabilidade econômica, energética e ambiental de cada um de seus estabelecimentos. A metodologia de medição está avalizada e certificada pela empresa Bureau Veritas, que permitiu que o Projeto SAVE fosse reconhecido pelo Ministério do Meio Ambiente, Meio Rural e Marinho da Espanha, incluindo-o no sistema voluntário de redução de emissões.
Além disto, a gestão desta informação (consumos, custos e emissões de CO2), unida a um sistema de correção com base na ocupação hoteleira, permitiram orçamentar valores de consumo e associá-los à redistribuição variável das diretrizes dos hotéis; Uma manifestação evidente da determinação da Meliá Hotels International para um comportamento sustentável e responsável.


Padronização de sistemas eficientes


A Meliá Hotels International assumiu o valor da eficiência energética como elemento crítico na compra de produtos técnicos e no desenho de instalações. Cabe destacar neste sentido a padronização nos hotéis de material de iluminação energeticamente eficiente, com um investimento realizado de 710.000 euros.
Outras das ações levadas a cabo foram a implantação de sistemas de controle de clima e iluminação mediante detecção de presença nos apartamentos, as instalações de reguladores de aquecedores de água em pias e duchas, que permitem uma notável economia em água e combustível; assim como a utilização de bicombustível ou potencializadores de combustão nas instalações de caldeiras a diesel.
Além do esforço investidor, a Meliá Hotels International coletou uma série de recomendações ambientais em seu Manual de Desenvolvimento Sustentável com a finalidade de que todos os hotéis de nova construção e aqueles que venham a passar por reforma possam abrandar seu impacto ambiental, respondendo assim à Política Global de Sustentabilidade da hoteleira. Algumas destas ações incluem a utilização de tecnologia LED, sistemas de climatização com produção de calor/frio mediante geotermia, instalação de painéis solares, melhoras de isolamentos e vedações, sistemas de aproveitamento integral do ciclo hídrico ou instalação de passagens de gás para reduzir o consumo de diesel, entre outras.


Sobre a Meliá Hotels International


Fundada em 1956 em Palma de Mallorca (Espanha), a Meliá Hotels International é uma das maiores companhias hoteleiras do mundo, além de líder absoluto do mercado espanhol. Na atualidade dispõe de mais de 350 hotéis distribuídos em 35 países de 4 continentes, comercializados sob as marcas: Gran Meliá, Meliá, ME, Innside, Tryp by Wyndham, Sol e Paradisus. O Club Meliá, único clube de lazer e férias entre as hoteleiras espanholas, complementa a oferta de produtos e serviços da Companhia.
Em 2011, a companhia fundada por Gabriel Escarrer Juliá, e que durante décadas operou sob a denominação “Sol Meliá” empreende uma nova caminhada sob a marca que representa seu presente, e seu futuro: Meliá Hotels International.


Meliá Hotels International no Brasil


A Meliá Hotels International está no Brasil desde 1992 e mantém escritório corporativo em São Paulo. Atualmente, administra 14 empreendimentos, localizados nas cidades de São Paulo, Angra dos Reis, Brasília e Campinas. A Meliá Hotels International - Divisão Brasil vem atuando principalmente no segmento de hotéis “business” e também administra o Meliá Angra Marina & Convention, no segmento “resort”. A companhia tem ainda em seus planos, a abertura de novos empreendimentos de lazer no Nordeste, além de novos projetos em outras capitais brasileiras.02 c/ Eliana Zani - Omnipress Comunicação Empresarial


Fonte: BrandPress

Nenhum comentário:

Postar um comentário