domingo, 21 de novembro de 2010

Índios guaranis exigem respeito a seus direitos e cultura


Representantes dos índios guaranis de Brasil, Argentina, Bolívia e Paraguai exigiram nesta sexta-feira (19) que seus direitos e sua cultura sejam respeitados no final de um encontro em Assunção.
“Há 500 anos estamos sofrendo e até hoje não há uma política pública clara em educação, saúde e desenvolvimento, para nossos povos. As leis e os convênios são ratificados, mas não são cumpridos”, disseram os organizadores do encontro em comunicado reproduzido pela agência oficial “IP”.
Os líderes indígenas da região, que se reuniram durante cinco dias, encontraram-se nesta sexta-feira com o presidente do Paraguai, Fernando Lugo, para informá-lo sobre as conclusões do encontro.
“Os índios guaranis exigem aos Governos de Paraguai, Brasil, Bolívia e Argentina o reconhecimento da Nação Guarani” e que nosso povo tenha os mesmos direitos quanto a saúde, educação e trabalho nos quatro países, ressalta o texto.
Os participantes do fórum também pediram que as concessões de suas terras às empresas “transnacionais, multinacionais e nacionais para sua exploração e devastação” tenham fim.
Além disso, solicitaram “a demarcação imediata de todas as terras guaranis” e “a punição para os que assassinaram líderes indígenas que lutavam pelos direitos de seus povos”.


(ambientebrasil/G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário