terça-feira, 23 de novembro de 2010

Governo do Rio e BID discutem financiamento para projetos de despoluição da Baía de Guanabara


O financiamento de R$ 800 milhões do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para o estado do Rio de Janeiro foi discutido nesta segunda-feira (22) em reunião entre técnicos do banco e da Secretaria do Ambiente. O dinheiro é para ser investido em projetos de saneamento da Baía de Guanabara, que contará ainda com recursos de R$ 430 milhões liberados pelo governo fluminense.
De acordo com a secretária do Ambiente do Rio, Marilene Ramos, a reunião é importante para mostrar ao pessoal do BID a amplitude dos projetos. “Essa missão do BID é de pré-aprovação desse acordo de empréstimo entre o governo do estado e o banco para financiar o programa de saneamento ambiental dos municípios do entorno da Baía de Guanabara. O governo do estado, dentro dos compromissos firmados com o Comitê Olímpico Internacional para as Olimpíadas de 2016, tem um compromisso da melhoria da qualidade da água da baía e a despoluição do sistema lagunar da Barra da Tijuca e de Jacarepaguá”, afirmou.
A secretária também informou que o pedido de financiamento precisa passar ainda pelo processo de avaliação da Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex), ligada ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. “Nós estamos com a carta-consulta na Cofiex para a aprovação, mas temos que aguardar a reunião da Cofiex em meados de dezembro”.


(ambientebrasil/ Agência Brasil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário