quarta-feira, 16 de março de 2011

Tribo indígena Fulni-ô monta programa para escolas paulistas




A cultura indígena está presente no currículo brasileiro, e tribos de regiões distintas buscam difundir sua cultura através de programas e oficinas que oferecem para as escolas de todo o Brasil. Em São Paulo, o Instituto Sidarta organizou, juntamente com o grupo Fowá- da tribo Fulni-ô (PE), uma programação com foco educacional e cultural para o mês de abril.

Segundo a coordenadora da Ação Fulni-ô do Instituto Sidarta, Cristiane Marcondes, " os Fulni-ô são bilíngues. Sua língua materna é o Iathé. Atualmente habitam o município de Águas Belas, em Pernambuco, e mesmo próximos da cultura do "homem-branco", suas tradições mais antigas continuam vivas e prontas para serem compartilhadas através de um programa bem estruturado de oficinas e palestras". A escola interessada em levar o grupo Fowá- da tribo Fulni-ô a seus alunos, deve fazer a inscrição (vagas limitadas) e buscar mais informações pelo site http://www.sidarta.g12.br/blog/?cat=8 ou telefone (11) 46122711.

As oficinas que farão parte do programa:


• GRAFISMO INDÍGENA: oficina teórico-prática com urucum e genipapo, abordando: pinturas em papel, pinturas corporais, o significado e simbologias dos desenhos


• CANTIGAS E BRINCADEIRAS INFANTIS: cantigas infantis na língua Iathé e brincadeiras vivenciadas na tribo.


• CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS INDÍGENAS: contação de histórias sobre a natureza, mitos e vivências na aldeia.


• CONTRUÇÃO DE ARTEFATOS INDÍGENAS:_ arco e flecha: como montar o arco, pintar a flecha e saber atirar; instrumentos musicais: apito e o maracá e ornamentos indígenas (leque de palha e colar de semente).


• A LÍNGUA IATHÉ: A origem da língua Iathé; sons, palavras e frases importantes; tradução para o português; a língua como instrumento de preservação cultural; a língua Iathé hoje; aprendizado de u m canto-hino da tribo fulni-ô e sua tradução.

APRESENTAÇÕES E PALESTRAS

. CANTO E DANÇA FULNI-Ô- Apresentação dos cantos e danças típicas da tribo Fulni-ô, com participação dos estudantes e professores.


• PALESTRA SOBRE A CULTURA DOS ÍNDIOS FULNI-Ô E SUA RELAÇÃO COM A FLORESTA- Apresentação contendo: vídeo e fotos do cotidiano, explicação sobre costumes e meio ambiente, a relação h omem-natureza e seus reflexos na cultura, relações sociais e práticas espirituais (o significado das pajelanças).


• PALESTRA SOBRE ERVAS E ÁRVORES - Palestra sobre ervas medicinais e seus princípios ativos; explicação com fotos, sobre a utilização sustentável da vegetação local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário