quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Telhados brancos: proposta avança em São Paulo



A Câmara Municipal de São Paulo aprovou em primeira votação, na quarta-feira, dia 10 de novembro, o projeto de Lei 615/2009, do vereador Goulart, para que a população pinte os telhados de suas casas de branco, de modo a reduzir os efeitos do Aquecimento Global. O projeto é baseado na campanha One Degree Less, lançada no Brasil, que têm como principal objetivo a diminuição de um grau Celsius da temperatura da terra. Esta ação trata de um programa criado pela organização Green Building Council Brasil, uma empresa voltada para desenvolver a indústria da construção sustentável, fundada em março de 2007.
Entre as justificativas, Goulart aponta a redução no gasto com energia para o resfriamento dos imóveis, pois se as coberturas fossem pintadas de branco, iam refletir mais luz solar e absorver menos calor, pois a maioria deles são escuros e emitem apenas 20% da luz solar.
Os telhados pintados de branco, ou de outra cor clara, possuem reflexão de 60% ou mais, os efeitos de incidência solar diminuiriam, ou seja, a cada 100 metros quadrados pintados, compensaria 10 toneladas de emissão de CO2. Se em 20 anos todos as coberturas forem pintadas, teremos o efeito de tirar metade dos carro que rodam em todo o mundo a cada ano deste programa.

(Ambiente Energia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário