quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

2012 - Ano Internacional das Cooperativas: desafios e oportunidades




“Cooperativas constroem um mundo melhor”. Este é o slogan que guiará as ações em 2012, declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como Ano Internacional das Cooperativas. A comemoração foi instituída pela Resolução A/RES/64/136, fruto da estreita relação entre a ONU e a Aliança Cooperativa Internacional (ACI), e tem como principal objetivo buscar o desenvolvimento econômico sustentado, a mitigação da pobreza e a intercooperação.
Ao declarar 2012 como Ano Internacional das Cooperativas, a ONU reconhece a doutrina como instrumento para geração de renda e redução da pobreza, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento global. “A maior oportunidade que estamos tendo é a de divulgar a importância do cooperativismo na sociedade. Hoje o Brasil ocupa o 6º lugar na economia mundial, mas o desenvolvimento social não acompanha esse crescimento porque ele é vertical. O cooperativismo é o caminho para este problema, visto que é uma ferramenta que busca associar desenvolvimento econômico e social”, declara Roberto Viana do Ramo Trabalho.
Com a atenção voltada para as Cooperativas, a esperança de resolver antigos entraves toma conta de pessoas como Marcos Palma, do Ramo Trabalho. “Quero manter a esperança que o cooperativismo do trabalho conseguirá o êxito desejado, que o Projeto de Lei 4622/2004 seja votado em caráter de urgência. Precisamos que as cooperativas estejam unidas para buscar o poder público e solucionarmos este problema”, ressalta.
A ONU sugere ações ligadas ao empoderamento feminino, à inclusão de jovens no mercado de trabalho, ao desenvolvimento do empreendedorismo e da educação. “Já percebemos que estamos no caminho certo com o cooperativismo e devemos mostrar aos diversos poderes que existimos. No ramo educacional precisamos construir uma agenda para contemplar a estruturação dos empréstimos, unificar a disciplina do cooperativismo para as escolas, buscar meios para reconhecer as cooperativas junto ao PROUNI”, informa Alaerte Arônia, do Ramo Educacional.
O Ano Internacional das Cooperativas é uma forma da ONU encorajar os governos para estabelecer políticas, leis e regulamentos que levam à criação, crescimento e sustentabilidades das cooperativas. “O governo baiano tem interesse no desenvolvimento do cooperativismo e isso está expresso na lei estadual do cooperativismo e no decreto que a regulamenta”, completa Roberto Viana.
O cooperativismo está diretamente relacionado a outra temática, pauta dos debates mais recentes: a sustentabilidade. “O ano internacional acontece num momento em que o mundo precisa perceber o cooperativismo. É um alerta para essa sociedade de consumista que apesar de todo desenvolvimento tecnológico é preciso ter sustentabilidade e cooperação. Precisamos ter um consumo consciente, ecologicamente correto. É uma forma de avaliarmos nossa vida no mundo. O que eu mais quero é que a mensagem da cooperação seja alcançada. Se conseguirmos isso teremos alcançado muito”, aborda Ranúsio Cunha, do Ramo Crédito.
Dentre os objetivos da ONU em 2012 está o de aumentar a consciência pública sobre as cooperativas e os benefícios aos seus membros, a contribuição para o desenvolvimento social e econômico e a integração com os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. “As metas já foram estabelecidas. Precisamos trabalhar para alcança-las. A luta ainda é grande, precisamos continuar a buscar recursos para viabilizar os projetos. Temos que ter criatividade, perseverança e competência. O governo já se mostrou favorável ao cooperativismo. Precisamos estar sempre presente cobrando, atuando junto ao governo para que o apoio seja efetivado”, conclui Paulo Colavolpe, do Ramo Saúde.


Fonte: http://www.brandpress.com.br/Responsabilidade-Social/2012-Ano-Internacional-das-Cooperativas-desafios-e-oportunidades.html#ixzz1mYz6WOoe

Um comentário:

  1. Acredito muito nestas ideias. Tb trabalho com artesanato reciclável e necessito de divulgação, no meu blog tem muitas peças, olhem com carinho tenho certeza que irão gostar, boa sorte e até mais!!!
    Meu blog: arteverdepaula@blogspot.com.br

    ResponderExcluir