terça-feira, 7 de setembro de 2010

Desmatamento representa mais de 75% das emissões de CO2



O desmatamento e as queimadas respondem por mais de 75% das emissões brasileiras de dióxido de carbono (CO2), segundo dados dos Indicadores de Desenvolvimento Sustentável 2010 (IDS 2010) divulgados na última quarta-feira (1º). De acordo com a publicação do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), esses dois fatores são responsáveis por colocar o Brasil entre os dez maiores emissores de gases-estufa do mundo.
Enquanto em outros países a elevação de CO2 é geralmente atribuída a combustíveis fósseis (carvão, petróleo e gás natural), no Brasil, contudo, o principal agente é a destruição da vegetação natural, principalmente na Amazônia e no Cerrado. Mesmo praticadas em períodos irregulares, as queimadas são comuns no país para a renovação de pastagens e preparo de novas áreas para agricultura.
Embora aponte tendência de queda no desmatamento em todos os nove estados que abrangem a Amazônia
Legal, o IBGE estima que a área total desmatada em 2009 se aproxima dos 20% da área original da Amazônia. Entre 2002 e 2008, as unidades da federação que tiveram maior área desmatada do Cerrado em números absolutos foram Mato Grosso (17.598 km²), Maranhão (14.825 km²) e Tocantins (12.980 km²).
Fogo – A pesquisa indica tendência de queda no número de queimadas de 2005, mas, como se baseia em dados até 2009, não leva em conta a onda de queimadas que atinge o país neste ano.
Nas terras indígenas e unidades de conservação, o fogo geralmente se origina fora de seus limites, em propriedades rurais.
Em relação aos municípios que sofrem com a poluição de ar, as queimadas foram apontadas como causa mais frequente apontada, com 63,5%, número superior aos referentes às indústrias e carros.

(ambientebrasil - Fonte: Portal Terra)

Nenhum comentário:

Postar um comentário