quarta-feira, 14 de julho de 2010

Como se comunicar de maneira sustentável?



O conceito de sustentabilidade pode ser entendido através de três grandes pilares: equilíbrio ambiental, justiça social e viabilidade econômica. Em outras palavras é o desenvolvimento da instituição com respeito ao meio ambiente, valorizando as pessoas e conquistando assim um melhor desempenho econômico.




Estudos são feitos para diagnosticar onde e como devem ocorrer mudanças para introduzir uma cultura sustentável na organização. Um plano de ações é construído e implantado com mudança interna e o comprometimento dos funcionários e suas lideranças, que assumem as responsabilidades diante essa nova realidade.
Uma vez que a atitude foi tomada e os resultados obtidos, a empresa vai então comunicar aos seus diversos públicos o compromisso assumido e os resultados de suas políticas sustentáveis.
Vale lembrar, no entanto, que não é muito comum se comunicar também de maneira sustentável. Ou seja, falar de sustentabilidade através de atitudes sustentáveis.
Surge aí uma oportunidade para as empresas e com isso novos hábitos deverão ser colocados na prática, como organizar melhor as reuniões evitando saídas desnecessárias e estimulando maior integração das pessoas com a tecnologia, usar cada vez menos documentos impressos e quando for imprescindível seu uso, buscar gráficas certificadas pelo FSC (organização que promove práticas responsáveis de manejo de florestas, certifica áreas e produtos florestais), sem deixar de lado a responsabilidade com a geração de resíduos.
Valorize as idéias de toda equipe e divulgue bons exemplos e melhores práticas.
Na hora de organizar um evento da empresa priorize espaços ao ar livre e durante o dia evitando gastos de energia. Ao montar a equipe trabalhe também com pessoas com deficiências, misture pessoas de vários estados e estilos e diversifique os gêneros. Procure por serviços de Buffet Orgânicos. Se for distribuir algum material ou brinde, valorize os produtos que sigam as regras da ecoeficiência e produção de cooperativas artesanais que beneficiam comunidades carentes. E pra fechar, um cuidado importante com o lixo, que deve ter o destino certo, procure, portanto, por uma ONG especializada e separe o reciclado do comum.
A coerência da comunicação e da realidade sustentável da sua empresa serão garantias do sucesso da implantação do conceito da Sustentabilidade envolvendo todos os seus departamentos, despertando o olhar de um público antes não atingido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário